quarta-feira, 9 de março de 2011

Como Organizar uma EBF

“Educar é provocar mudança de comportamento,

Se não há mudança não está havendo Educação.”

(Antonio Gilberto, escritor e mestre em teologia).

O que é EBF?


É a Escola Bíblica de Férias! Para organizar uma EBF é preciso em primeiro lugar buscar a direção de Deus. É necessário que haja, interesse por parte da Direção da Igreja, do Departamento Infantil e da própria Igreja. Os Princípios que regem uma organização de EBF são: Total Dependência do Espírito Santo, Comunicação, Interação, Integração, Mantenedores, e pessoas preocupadas com a salvação dos pequeninos, que gostem de trabalhar com eles. A Escola Bíblica de Férias é um meio de evangelização em massa e que também procura cumprir a ordem do Mestre: Ide e ensinai. É uma agência de ensino da Palavra de Deus que precisa ser trabalhada com esmero e dedicação para que possamos ganhar as almas que vem a Jesus. Para tanto é necessário que Pastores, Superintendentes, Dirigentes e Professores estejam em Contínua Formação para que esta Agência de Salvação continue sendo o canal de Evangelismo e Aprendizagem do Cristão e assim ganharmos muitas almas para o Reino de Deus. Portanto, é preciso Estudar!

COMO ORGANIZAR UMA EBF?

Com preparação, estudos, pesquisas, organização e programação.

Preparação:

*Um mês no mínimo!

*Ensaios uma vez por semana para o Culto de Abertura (somente para os que vão participar da entrada- Aqueles que são crentes, matriculados no Conjunto Infantil.)

*Consagração todos os dias com Jejum e oração durante um mês. (Antes de começar a programação da EBF).

Desenvolvimento do Trabalho de EBF

Duração: Uma semana: Três cultos e cinco aulas.

Programação:

*Domingo: às 19.00h, Culto de Abertura,

*De Segunda a Sexta: Aulas no período

da manhã de 8.00h às 11.00h

*Terça ou Quinta ás 19:0 0h,

Culto de Evangelismo.

* Sábado: às 19.00h, Culto de Encerramento.

Organização:

Uma EBF é organizada a partir de uma diretoria, um corpo docente e uma equipe de apoio.

Diretoria:

Uma Diretoria de EBF é formada por:

*Um coordenador;

*Um vice-coordenador;

*Um tesoureiro e dois secretários.

Tarefas do Coordenador:

*O coordenador antes de tudo deve ter uma vida de obediência e comunhão com Deus, estudar e conhecer o conteúdo bíblico da EBF, ou seja, o tema, o versículo chave e os textos bíblicos que vão ser trabalhados durante o período da EBF.

*Convidar irmãos para trabalhar na EBF.

*Ter o cuidado de convidar pessoas, que têm chamado para o Magistério Cristão e que tenham facilidades de trabalhar com crianças. Deve-se tomar este cuidado tanto com a escolha de quem vai trabalhar na secretaria, quanto no corpo docente e na equipe de apoio.

*Levantar uma campanha de consagração, jejum e oração com duração de pelo menos um mês, com todos àqueles que irão trabalhar na EBF. O trabalho de EBF é um trabalho evangelístico, é missões, é ensino da palavra de Deus, é resgate de almas; e para desenvolve-lo é necessário que a equipe esteja preparada espiritualmente.

*Dirigir o culto de abertura e de encerramento, juntamente com seu vice-coordenador, dando oportunidades aos que vão trabalhar na EBF, para expressarem sua satisfação em trabalhar neste grande evento infanto-juvenil.

*Solicitar ao pastor ou dirigente da igreja para trazer um pregador e um cantor de fora ou do campo, de preferência criança, para pregar no Culto de Abertura e de encerramento, não esquecendo de enviar o tema da EBF para o pregador e para o cantor convidado.

*Solicitar ao pastor, ou dirigente da igreja uma oferta para ajudar nos gastos da EBF.

*Providenciar recursos didáticos: apostilas, material escolar (lápis de cor, colas, papéis, cartolinas, etc.).

*Distribuir as fichas de inscrições e papéis para os relatórios, para os secretários dando-lhes as devidas orientações

*Durante a EBF o coordenador deve estar atento a todos os detalhes, a todo o desenvolvimento do trabalho. Nada pode escapar de seus olhos. Desde o mínimo detalhe. Do menor ao maior.

*Ter o cuidado de observar se a merenda está saindo na hora certa;

*Ter cuidado com a higiene e com a temperatura dos alimentos – esses cuidados são de vital importância. Alguma criança pode ficar doente, ou podem acontecer acidentes de queimadura, principalmente com os pequeninos.

*Observar se a equipe de apoio está atenta a todos os cuidados que devem ter com as crianças. Desde a cozinha até a recepção.

*Observar se a equipe de resgate tem o cuidado devido com as crianças. Se as crianças moram longe de casa, se vieram sozinhas, ou se a equipe trouxe. A equipe nunca deverá deixar a criança voltar só a não ser que seja autorizada pelos pais da criança; principalmente se a criança foi a equipe quem trouxe.

*Observar se os professores estão ministrando a aula de acordo com o texto sagrado (Bíblia), se o professor tem domínio de classe. Se é dinâmico, criativo, gentil, carinhoso, cuidadoso, etc.

*Solicitar aos secretários o relatório diário completo. Quantas crianças vieram hoje?Quantos meninos? Quantas meninas? *Quantos trouxeram visitantes? Quantos foram matriculados? Quanto foi a oferta missionária?

*Observar os louvores: A letra. O ritmo e os gestos. Tenha muito cuidado! Não deixe o pecado da sensualidade entrar na sua igreja.

*Lançar o desafio da oferta missionária, o desafio de quem trouxer o maior n°. de visitantes, o desafio do professor mais dinâmico, mais criativo, a dupla de resgatadores que mais se destacar em suas atividades.

*Deve ser pontual: começar e terminar o movimento no horário. De 8.00h às 11.00h da manhã.

Tarefa do vice-coordenador:

*Auxiliar o coordenador do evento em tudo.

*Estudar e conhecer todo o conteúdo bíblico da EBF: tema, versículo, saber os cânticos, os gestos, ser dinâmico e criativo.

*Juntamente com seu coordenador elaborar as perguntas de conhecimentos bíblicos que devem ser feitas às classes no decorrer de cada aula.

*Ser gentil com as crianças. Ser observador e cuidadoso em tudo, cuidando de cada detalhe, principalmente se algum estiver passando despercebido ao seu coordenador, deve informá-lo imediatamente.

Tesoureiro:

O tesoureiro juntamente com o coordenador do evento deve procurar meios para angariar fundos para as despesas da EBF. Promover vendas, pedir doações, solicitar ofertas à igreja.

Secretários:

*Ler o histórico da EBF no culto de abertura.

*Manter as matrículas em ordem diariamente.

*Fazer o relatório sem esquecer o nº. de matriculados, de visitantes, e o valor da oferta. (fazer o relatório diariamente).

*Todo final de aula, deve ser entregue uma cópia do relatório ao coordenador e vice-governador.

*Ficar atento ao desafio que foi lançado para os participantes, observar qual está trazendo mais visitantes.

*Conferir a oferta missionária e entregá-la ao tesoureiro ou ao coordenador da EBF.

*No Culto de Enceramento ler o resultado de todo evento: Quantas crianças participaram quantas aceitaram Jesus, qual foi à criança que trouxe mais visitante. Qual foi a dupla de resgatadores que mais trouxe crianças descrentes, qual foi a classe que se destacou em comportamento e participação, respondendo as perguntas feitas pelo coordenador.

Corpo Docente:

É formado por dois professores. (Um titular e um Auxiliar)

Preparação:

*Oração, Jejum, consagração, leitura e estudo da palavra.

*Estudar o conteúdo da apostila. Além de estudar os textos na Bíblia, o professor deve pesquisar em fontes: livros, alas bíblicos, enfim, procurar conhecer em qual foi a época que se deu aquele fato histórico. Pois os alunos podem fazer perguntas e o professor deve estar preparado para responder corretamente. Lembre-se: É a Palavra de Deus que você está ensinando e não podemos ensiná-la de qualquer maneira. Ensinar a palavra de Deus é algo muito sério, nunca se esqueça disso. Se ensinarmos de forma incorreta Deus nos pedirá contas.

Deveres dos professores:

*Apresentar-se diante da classe com alegria e simpatia.

*Demonstrar interesse por seus alunos. Lembre: se que Jesus derramou seu sangue na cruz do calvário por cada um deles. Diga pra ele que Jesus o ama. Faça-o sentir que você também se importa com ele.

*O professor nunca deve maltratar seu aluno, com palavras, ou ações que o entristeça. Nunca deve gritar, beliscá-lo, batê-lo ou envergonhá-lo diante dos outros, seja de que idade for. Se o aluno fez algo que não deve, chame-o em particular e converse com ele, mostre pra ele o quanto ele é importante pra Jesus.

*Não leia a apostila na frente dos alunos. O professor deve conhecer a história e ter domínio do conteúdo, por isso é tão importante estudar a apostila e fazer pesquisas. O professor deve ministrar a aula olhando pra classe, motivando os alunos a participarem.

*Se for feito alguma atividade de colagem, recorte, ou atividades que sujem o local, o professor junto com seus alunos deve limpar o recinto. Jamais deixar sujo o lugar onde está ministrando a aula, seja dentro ou fora da igreja. Por mais que exista uma equipe de limpeza.

Equipe de Apoio:

É formada por várias equipes:

*Equipe do louvor, de resgate, recepcionistas, seguranças, equipe do lanche, equipe de limpeza.

Equipe do louvor: Responsável pelos louvores e gestos da EBF os quais já devem ter passado pela coordenação. Devem tomar muito cuidado com os gestos e com os louvores que vão ser ensinados às crianças, Observar a letra dos corinhos, o ritmo, os gestos (nada que balance o corpo e que mostre a sensualidade do corpo). OBS: Esse grupo deve ser formado por algumas crianças do Conjunto Infantil (aquelas que têm facilidade para esse trabalho), pelo regente do grupo infantil, e adolescentes que estejam em comunhão com Deus.

Equipe de resgate: Responsável em convidar crianças não crentes, pedir autorização dos pais, trazê-las e levá-las de volta para sua casa em segurança. Ter o máximo cuidado para que não aconteça nada com as crianças. Durante o tempo em que estiverem nas classes o resgatador deve estar atento observando cada criança que trouxe cuidando para que tudo ocorra bem. Se precisar, levar ao banheiro, ser cuidadoso e responsável. Ajudar na alimentação, se estiver quente auxiliar as crianças, principalmente as pequenas. Lembre-se: cuidar de criança é coisa séria!

Recepcionistas. O recepcionista deve estar sempre bem arrumado, causar uma boa impressão, é o primeiro personagem que a criança encontra ao chegar à igreja, quando somos bem recebidos desejamos voltar. Portanto, meu amado, seja alegre, gentil e espontâneo, receba as crianças com alegria, elas são preciosas para Cristo e devem ser bem recebidas. Lembre-se: Se por sua causa alguém deixar de vir para igreja, você prestará contas com o Grande Eu Sou.

Observação: O recepcionista também deve ajudar, vigiando e cuidando para que não aconteça nenhum imprevisto.

Seguranças: Assim como os recepcionistas os seguranças devem ser gentis com as crianças, porém devem ser firmes e agir quando for preciso, devem zelar pela ordem e bom andamento do trabalho. O segurança assim como os demais deve compreender e entender as crianças, porém não deve deixar alguém fazer bagunça. Sabendo quê, o trabalho do Senhor deve ser feito com decência e ordem. A casa do Senhor é lugar de reverência, de adoração, de estudo da palavra e as crianças precisam aprender isso. No entanto, o segurança não pode esquecer que ele também é responsável pela salvação das crianças que estão freqüentando a EBF, e que por sua causa as crianças não podem deixar de vir à igreja.

Equipe do Lanche: São pessoas responsáveis pela alimentação das crianças. Devem conversar com coordenador da EBF e providenciar com antecedência os ingredientes do lanche para que não haja atrasos. Ter cuidados com a higiene dos alimentos e dos utensílios que vão ser utilizados. A merenda deve ser saborosa e na temperatura ambiente, ou seja, nem muito quente, nem muito frio. Não esquecendo de providenciar a água para beber que deve ser coada ou filtrada.

Cuidados Pessoais: As irmãs devem estar com os cabelos presos, unhas limpas, de preferência, usar toucas luvas e aventais.

Observação: A limpeza da cozinha e de seus utensílios é de responsabilidade da equipe.

Equipe da limpeza: É de responsabilidade da equipe limpar a igreja e seus arredores, quando as crianças chegarem, a igreja já deve estar limpa. Ao término de cada aula a equipe deverá limpar toda a nave da igreja e a parte externa do templo, inclusive os banheiros. O lixo também deve ser jogado fora todos os dias.


Ser professor da EBF é muito importante. A EBF é de suma importância para o crescimento da igreja. Em primeiro lugar, porque as crianças aprendem a Palavra de Deus. Segundo porque é nossa obrigação motivar nossos alunos a crescerem na graça e no conhecimento da palavra de Deus para tornarem-se cidadãos dos céus e verdadeiros missionários cumprindo o Ide do Mestre. Terceiro porque é necessário que nós Educadores Cristãos estejamos preocupados com nossa prática docente. Devemos nos perguntar: “Estamos realmente ensinando a Palavra de Deus? Nossos alunos estão aprendendo ? Está havendo mudanças de comportamento? Estamos nos colocando à disposição do Santo Espírito de Deus nos preparando para ministrar sua Palavra? Ou estamos apenas improvisando e ministrando uma aula rotineira que não causa a menor vontade de vir para a casa do Senhor no domingo de manhã? Devemos ter o cuidado para não cairmos na mesmice e sim ministrarmos uma aula onde o Espírito de Deus possa se fazer presente.Ministrar a palavra de Deus para crianças é muito sério, é nossa responsabilidade cumprir o “IDE DE JESUS”, que tipos de hábitos estão sendo desenvolvido em nossas crianças? Qual é o amor que sentimos pela alma dos pequeninos? Como trabalharemos nesta EBF? Qual será o meu compromisso com a EBF 2010?

Que o Espírito Santo ilumine cada educador, de modo que possa desenvolver este ministério tão glorioso. Que o educador possa ocupar o lugar de honra que lhe foi confiado. Que você a partir desta formação possa ser não um simples professor, mas, um educador cristão comprometido com o mestre por excelência; um educador que não tem do que se envergonhar, mas, que maneja bem a palavra da verdade.

                                                                                       Rode de Sousa Silva


OBSERVAÇÃO:

O MOVIMENTO DE EBF DEVE SER PLANEJADO EM LONGO PRAZO PELA COORDENAÇÃO DO DEPARTAMENTO INFANTIL E DE ACORDO COM SEU PASTOR OU DIRIGENTE DA IGREJA. AO SER PLANEJADO O MOVIMENTO DA EBF, DEVE SER APRESENTADO A IGREJA PARA QUE HAJA CONTRIBUIÇÕES, (Fundos para o evento).


BIBLIOGRAFIA:

BÍBLIA SAGRADA. Livros: Mt, Mc, Rm, I Co, Ef, Tg, I Pe.

LEFEVER, Marlene. Estilos de Aprendizagem. CPAD, Rio de Janeiro – RJ, 2004.

SILVA, Isaias, Educação Cristã. Etadepa – Pa, 2007.

MORAES, Eliezer. Formação Continuada. CPAD, Rio de Janeiro – RJ, 2004

MARCOS, Tuller. Abordagens e Práticas da Pedagogia Cristã. CPAD,Rio de Janeiro – RJ, 2004.



2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns👋👋👋👋por essa organização maravilhosa e de Deus O senhor ira reconpensar a todos que estiverem envolvidos nessa obra tão gloriosa.amem

atelie casinha da Rebecca disse...

parabens!obg me ajudou muito
Deus continue abençoando sua vida

Postar um comentário