quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O Missionário da Amazônia

Versículo: Sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. (Mt 16.18b)


Tesouro do Dia: Igreja.

Objetivo: Conhecer a história da Igreja Evangélica Assembléia de Deus que está para completar 100 anos.

Texto Bíblico: Mt. 28.19 e 20; Mc. 16.15 e 16.

Jesus sempre ensinou grandes lições aos seus discípulos e a todo o povo que vinha ter com Ele, falou a todos sobre o fim dos tempos, e a todos nós confiou uma grande tarefa, falar para todas as pessoas sobre os ricos ensinamentos que o Mestre nos tinha ensinado. Jesus nos ordenou a ensinar para as outras pessoas tudo que Ele nos ensinou. Muitas pessoas entregam as suas vidas, todo o seu tempo e suas forças para atender a esta ordem de Jesus, estas pessoas são chamadas de MISSIONÁRIOS, o primeiro missionário da nossa igreja foi um jovem muito corajoso e disposto a obedecer o IDE de Jesus enquanto vivesse, seu nome é Daniel Berg.

Daniel Berg era ainda muito jovem quando começou a trabalhar na obra de Deus! Ele morava na Suécia, um país bem distante do Brasil. Certo dia Deus lhe deu uma ordem:

─ Daniel, vá para a cidade de Belém do Pará, Eu serei contigo e grande será a obra que tenho a realizar naquele lugar! Você pode imaginar? Deus estava enviando o jovem missionário para um país bem distante do país onde ele morava! Daniel teria que deixar tudo para traz, sua família, amigos, emprego, simplesmente por amar a obra de Deus.

Será que o jovem Daniel Berg ficou triste com o chamado de Deus? Se fosse você, qual seria a sua reação? Você obedeceria a ordem de Deus como está? Pois bem, Daniel ficou muito feliz e desde este momento começou a contar os dias em que chegaria o momento de vir para a cidade Belém do Pará, aqui no Brasil.

Deus preparou uma surpresa muito grande para Daniel, ele conheceu lá no seu país um jovem Pastor, chamado Gunna Vingre que era um homem de Deus muito preocupado com as almas que ainda não conheciam a Jesus, o Pastor Vingre estava orando, esperando que Deus preparasse alguém para ir com ele para o Brasil, vejam só, existia outra pessoa que estava se preparando para vir para o Brasil, Daniel não viajaria sozinho, Deus lhe deu um amigo para juntos realizarem esta obra.
Eles foram enviados para o Brasil no ano de 1910, ao desembarcarem em Belém, foram morar em uma igreja batista, lá pregaram a Palavra de Deus, muitas pessoas foram batizadas no Espírito Santo, quando isto aconteceu, ninguém aqui no Brasil conhecia a doutrina pentecostal, ficaram com medo dos dois missionários, expulsaram eles do local onde viviam. A irmã Celina, uma senhora de 80 anos de idade foi a primeira pessoal a ser batizada no Espírito Santo aqui no Brasil, e na sala da casa dela eram realizados os primeiros cultos da Igreja Evangélica Assembléia de Deus.


No inicio tudo era muito difícil, no Brasil existiam poucas Bíblias, era necessário encomendar nos Estados Unidos, demoravam meses para chegarem até aqui, e as Bíblias eram muito caras. Mas nem uma dificuldade abalava a fé dos primeiros irmãos de nossa igreja. Um dia estavam todos alegres orando a Deus em culto dirigido pelo Espírito Santo, a perseguição era muito grande, então o delegado da cidade mandou prender todos as pessoas que estivessem naquele culto, sem motivo nenhum, simplesmente para atrapalhar o culto, vocês ficariam com medo, se no meio do culto mandassem prender todo mundo? Pois aqueles irmãos não ficaram com medo! Fizeram uma fila e foram alegremente cantando para a delegacia, chegando lá, todos foram colocados em uma cela, o delegado pensava que estava fazendo uma maldade com os crentes e eles desistiriam assim de Deus, mais ele se enganou, pois todos os irmãos decidiram realizar dentro da delegacia uma vigília, passaram a noite toda cantando, pregando e orando, foi uma noite maravilhosa, Deus estava recebendo a adoração de cada um naquele momento, não importa a perseguição que você possa está enfrentando, creia, confie e espere em Deus e certamente a vitória virá e não tardará, aleluia! No outro dia todos os irmãos foram soltos e só davam mais glórias a Deus.

Pessoas que amam verdadeiramente a Deus e às almas não se deixam abater pelas dificuldades! O Pastor Vingre viajava por Belém e seus arredores pregando a Palavra de Deus, ele foi perseguido, algumas vezes tentaram até mata-lo, mas ele sempre confiava em Deus, nada era capaz de abalar a sua fé, assim deve ser a minha e a sua Fé inabalável.

Enquanto o Pastor Vingre cuidava das ovelhas em Belém e seus arredores, o missionário Daniel Berg viajava por todo o país pregando a Palavra para as pessoas que nunca tinha visto uma Bíblia e que não conheciam a Jesus, ele sempre viajava sozinho, no ano de 1913, nesta época não existiam carros, ônibus ou aviões, só existia navios, trens e carroças, se não existia muitos tipos de transportes, logo não existiam muitas estradas, só havia estreitos caminhos, muitas florestas e matas fechadas, onde só poderia viajar a pé, eram dias de viajem que o missionário Daniel enfrentava, em caminhos que ele mesmo não conhecia, mais um desejo ardiam no seu coração, falar para todas as pessoas que Jesus é o Salvador!

Certa vez ele viajava sozinho pela floresta amazônica, ia visitar uma cidadezinha onde ele nunca tinha ido, no meio da mata deparou-se com uma grande vala, parou e começou a pensar:

− Quem cavaria esta vala no meio da floresta? E para que serve isto? – porém não encontrava nenhuma resposta. Quando de repente, lembrou-se do que alguns irmãos de Belém que conheciam aquele caminho lhe tinha avisado antes de começar aquela viajem:

− Muito cuidado irmão Daniel, quando o senhor estiver viajando por estas matas e ver uma grande vala no caminho, sai correndo, pois esta vala é o caminho da Grande sucuri, ainda mais se a vala for em uma terra úmida.

Ao lembrar destas palavras, o missionário Daniel ficou paralisado, não consegui se mover, deveria correr, mas para onde? Para direita ou para a esquerda, ele não sabia para onde a cobra estava, então de nada ia adiantar correr, voltar não era uma solução, decidiu então continuar a sua viajem, mais quando ele levantou os olhos, qual não foi a sua surpresa! Imaginem o que estava bem na frente dele? Isto mesmo, aquela cobra grande estava toda enrolada, com a cabeça em pé na direção do missionário, estava pronta para dar o bote, o coração dele batia tão rápido que parecia que queria saltar pela boca, o medo era muito grande, mais uma certeza ele tinha, Deus o guardaria daquele grande animal! Ele não conseguia se mexer, mas em sua mente, a oração não parava: Livra-me Deus! Livra-me Deus!

De repente a cobra se abaixou e continuou o seu caminho, sem fazer nenhum mal para o missionário, aleluia! Este é o nosso Deus, Ele cuida dos seus servos, não importa o tamanho do perigo, o socorro vem! Daniel pode continua a sua viagem, e até hoje o seu testemunho está registrado como prova do poder de Deus e do livramento bem presente nos momentos difíceis.

Esta é apenas uma das inúmeras aventuras vividas pelo missionário Daniel Berg, muitas foram às vezes que Deus demonstrou o seu amor e o seu poder para com os nossos pioneiros. Eles eram apenas homens simples, mas comprometidos com a Palavra de Deus, hoje Deus procura entre nós, crianças, adolescentes, jovens e adultos que estejam dispostos a enfrentar vários perigos apenas para pregar a sua Palavra, será que Ele pode contar com você?

A obra é grande! Precisamos de você para anunciar que Jesus está voltando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário